quarta-feira, 11 de abril de 2012

Em Vila do Conde o Centro da Memória acolhe a IX Bienal de Pintura do Eixo Atlântico

O Município de Vila do Conde acolhe, até final de Abril, a IX Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, entidade transfronteiriça da qual Vila do Conde é uma das 34 cidades membro.

Trata-se de um acontecimento de grande importância artística, já que, para além de proporcionar a promoção de artistas da euro região, consolida-se como uma das três grandes exposições itinerantes de pintura da Península Ibérica. Nesta última edição concorreram cerca de 200 obras, das quais foram escolhidas 30, que formam a IX Bienal.


De destacar que esta exposição cumpre nove edições bienais, o que significa um périplo de 15 anos de história do Eixo Atlântico, sendo uma das primeiras iniciativas dessa entidade, que tem como principal objetivo impulsionar a criatividade dos artistas e criação de mais valor no património artístico da euro região.


A Bienal concedeu um prémio “Eixo Atlântico” à melhor obra do certame, no valor de 3.000€, a Monserrat Frieiro Dantas, de Pontevedra, e dois segundo prémios, no valor de 1.500€ cada, à melhor obra do autor português Miguel Vasconcelos e à melhor obra do autor galego Joseba Muguruzábal Pérez. Concedeu-se ainda o prémio “Jovens Talentos Luso – Galaicos” à galega Raquel Iglesias Gándara, prémio dirigido a novos artistas com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos.


A Bienal de Pintura do Eixo Atlântico é desenvolvida em parceria entre o Eixo Atlântico, a Direção de Geral de Juventude e Solidariedade da Junta de Galiza, Caixanova, a Fundação da Juventude e o Instituto Português da Juventude.


(In Página Inicial da Cãmara Municipal de Vila do Conde)

Sem comentários:

Enviar um comentário